Em 25 de março de 1948, foi criada a Escola Profissional graças aos esforços do Sr. Mário Vieira Marcondes durante o governo Estadual de Adhemar de Barros que pretendia diminuir a miséria, o analfabetismo, as doenças, etc. defendiam a posição de maior oportunidade do povo em poder qualificar a vida da população barretense.

Em 22 de março de 1948, foi criada a Escola Artesanal de Barretos, sendo instalada em 18 de maio de 1953. Em 1957, passou a ser chamada Escola Artesanal “Raphael Brandão”, que leva o nome de um homem público que lutou no período republicano, exercendo na comunidade barretense inúmeras funções políticas e sociais.

Em 1959 assume como diretor da Escola o professor Arilton e o vice-diretor Latifil Sleiman, trabalhando com mãos e pés de aço, firmes em seus propósitos.

Nossa Unidade Escolar sempre funcionou como Escola Técnica. Citado nos depoimentos dos professores, que antes eram alunos, como, Maria Teresa de Luca Kassen e André Luís Vedovato, que relataram sobre os cursos diferenciados para meninos e meninas, entre eles: Corte de costura, marcenaria e artes industriais.

Por volta de 1960, começa a ser asfaltada a frente da Escola na Avenida 37, durante o mandato do Prefeito João Batista da Rocha reconhecido como um político preocupado com a educação.

Aos finais de semana, passavam-se filmes em uma máquina de 16 mm, com 2 sessões, com o intuito de ajudar nas despesas escolares, como por exemplo na compra de roupas e sapatos para alunos com problemas financeiros.

No ano de 1962, fica autorizado o funcionamento do Ginásio Industrial com as quatro séries, e no ano seguinte, 1963, instala-se o curso de Aprendizagem de Marcenaria.

Em 18 de fevereiro de 1965, recebe o nome de Ginásio Estadual Industrial “Coronel Raphael Brandão”.

Na década de 70, a fanfarra do Ginásio Industrial era o principal atrativo da escola, apresentava-se em eventos por toda a região inclusive na famosa Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Os carros alegóricos e os instrumentos da fanfarra eram produzidos pelos alunos do curso de Artes Industriais com a supervisão do Professor Fausto Rangel Padilha.

No ano de 1975, instala-se as Habilitações Profissionais de Segundo Grau de Mecânica, Desenhista de Arquitetura e Nutrição e Dietética. Em 1980, ocorre a transformação para E.E.S.G. “Cel. Raphael Brandão”, sendo que em 1982, com a instalação do primeiro grau, passa-se a ser denominada E.E.P.S.G. “Cel. Raphael Brandão”.

Em 1993 foi extinto o Profic, onde alunos de baixa renda frequentavam as aulas no período da manhã e tarde com os professores PEB I. Com a transformação em Escola Técnica Estadual os professores PEB I foram remanejados para outras escolas do Estado.

Através do Decreto nº. 39.623/94, a partir de 01 de janeiro de 1995, a E.E.P.S.G. “Cel. Raphael Brandão” passa a ser vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, sendo renomeada a Escola Técnica Estadual “Cel. Raphael Brandão” que oferece Ensino Médio e diversos cursos de habilitações profissionais: Açúcar e Álcool, Administração, Cozinha, Enfermagem, Informática, Mecânica, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética, Química, Segurança do Trabalho e os cursos Semipresenciais Telecurso TEC em Administração Empresarial e Secretariado e Assessoria, que não apenas buscam o aprendizado do conhecimento técnico, mas também a aquisição de competências, habilidades e atitudes que preparem os profissionais para o exercício da ética e cidadania. Em meados de 2006 em um acordo entre a FAT (Fundação de Apoio a Tecnologia), Prefeitura Municipal de Guaíra e Etec Cel. Raphael Brandão, foi implantado uma classe descentralizada oferendo primeiramente o curso Técnico em Agroindustria, subsequente foram oferecidos outros cursos. Devido a uma parceria entre o Centro Paula Souza e a Secretária Estadual de Educação a partir do segundo semestre de 2009 foi implantado a Etec Extensão E.E. Dr Antônio Olympio, oferecendo os cursos Técnicos em Contabilidade, Secretariado e Técnico em Serviços Jurídicos.

Os cursos da Etec Cel. Raphael Brandão atendem às demandas regionais, sendo dezoito cidades circunvizinhas e cinco cidades do Estado de Minas Gerais.

Em meados de 2008 com o plano de expansão do Centro Paula Souza, passamos a oferecer 5 salas de Ensino Médio, como a quantidade de salas de aulas do prédio não era suficiente, em 2009 com recursos próprios da APM, começa-se uma luta e um sonho a ser alcançado. No final de 2009 ficam prontas mais 4 salas de aula e 1 laboratório de Química para melhor atendimento da comunidade escolar.

No início de 2010, a partir do Projeto Lei Nº 03 de 20 de janeiro de 2010, a Prefeitura do Município de Barretos doa ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza o prédio onde está situada a Etec Cel. Raphael Brandão em Barretos. Portanto a partir da publicação do Projeto Lei o imóvel passa a ser patrimônio Estadual, e de domínio do Centro Paula Souza.

Em julho de 2010, em parceria com a Prefeitura de Guaraci é oferecido o curso Técnico em Administração e em parceria com a Prefeitura de Viradouro é oferecido o curso Técnico em Açúcar e Álcool.

Com a crescente demanda e a qualidade oferecida aos cursos Técnicos e Médio, a escola volta a tornar-se pequena e o número de classes já não são mais suficientes, portanto, no final de 2010 começamos outra batalha para a construção de mais 3 salas de aula. No mesmo período somos contemplados com a cobertura da quadra poliesportiva.

No Primeiro Semestre de 2012, com a preocupação de atender aos alunos que pretendiam ter uma formação técnico juntamente com a formação do Ensino Médio, a escola passa a oferecer o Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, mais uma modalidade de ensino para atendermos todas as exigências da comunidade. Com essa nova modalidade e vários alunos ficando em dois períodos na escola, a APM parte para mais uma realização e construção de um quiosque como Área de Convivência para que estes alunos tenham um pequeno espaço para o Almoço.

Em 2012 a escola era gerenciada pelo Professor Mestre Evaldo Guimarães, que completo seu 2° mandato em julho deste ano, seguindo o processo democrático de gestão, ocorreu a eleição para o Cargo de Direção da Etec, sendo eleito nesse processo o Professor Mestre Marcos Henrique Centurione Ramos, responsável pelo gerenciamento da escola até julho de 2016.

Com o pensamento voltado para os alunos que pretendem obter uma formação técnica juntamente com a formação do Ensino Médio, em fevereiro de 2013 inicia-se mais uma turma de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, desta vez atendendo o Curso de Meio Ambiente, totalizando a segunda turma dessa modalidade oferecida pela Etec.

Em comemoração aos 60 anos de Fundação de Nossa Unidade Escolar, foi criado um logo comemorativo que demonstra a experiência adquirida nestes anos.

Em janeiro de 2014, em parceria com as Prefeituras de Guaíra e Jaborandi serão oferecidos respectivamente o curso Técnico em Informática e o curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.

Para o vestibulinho do 2º Semestre de 2014, passaremos a oferecer o curso Técnico em Finanças na Extensão E.E. Dr. Antônio Olympio, sendo mais uma opção de curso para Barretos e Região.

Em julho de 2015, em parceria com as Prefeituras de Guaíra e Jaborandi serão oferecidos respectivamente o curso Técnico em Informática e Administração e o curso Técnico em Informática. No Início de 2016, passou a ser oferecido o curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, na classe descentralizada de Guaíra.

Para o vestibulinho do 2º Semestre de 2016, passaremos a oferecer o curso Técnico em Recursos Humanos na Extensão E.E. Dr. Antônio Olympio, sendo mais uma opção de curso para Barretos e Região.

Até julho de 2016 a escola era gerenciada pelo Professor Mestre Marcos Henrique Centurione Ramos, seguindo o processo democrático de gestão, ocorreu a eleição para o cargo de Direção da Etec, sendo eleito nesse processo o Professor Mestre Evaldo Guimarães, responsável pelo gerenciamento da escola até julho de 2020.

No 2º semestre de 2016, seguindo a padronização do Centro Paula Souza houve a remodelação da fachada da Etec, além da padronização dos murais e sinalização interna.

Em julho de 2018, em parceria com a Prefeitura de Colina iniciou a oferta do o curso Técnico em Segurança do Trabalho, ampliando o número de classes descentralizadas.

Missão

"Construir o conhecimento pelo conhecimento para que os alunos sejam capazes de gerenciar sua própria aprendizagem. É a formação de um sujeito integral que se sensibilize com os problemas da humanidade, que tenha tolerância no convívio com os diferentes grupos sociais, diminuindo a distância entre eles. Permitir que o aluno incorpore os pilares do conhecimento, através das habilidades e competências, tornando-o capaz de enfrentar os novos desafios profissionais".

Visão

"Concretizar-se como referência em gestão escolar democrática, garantido qualidade no Ensino Médio, Técnico Integrado ao Ensino Médio e Profissionalizante, proporcionando o desenvolvimento integral do aluno, sendo assim reconhecida como a principal instituição Técnica na região de Barretos."